事業ニュース

日系人就労準備研修事業
ブラジル国家移民審議会会長らがJICEを訪問 
Curso Preparatório para Recolocação Profissional aos Descendentes Japoneses  
O presidente do Conselho Nacional de Imigração do Brasil visitou o JICE

中南米 多文化共生

 ブラジル国家移民審議会会長のパウロ・セルジオ・デ・アルメイダ氏、労働雇用省大臣特別補佐官セリア・ホメロ氏、在京ブラジル連邦共和国大使館一等書記官パウロ・バターリャ氏らが6月24日、JICEを訪問しました。

 JICEでは、山野幸子理事長、中村稔研修事業部長をはじめ、日系人就労準備研修事業関係者が出迎え、同研修の過去4年間の実績や今年度の実施状況、研修の重要性・継続の意義について確認し、在日ブラジル人の安定就労に向けた課題や対策等について意見交換をしました。

 また、会談後に一行は、研修事業部多文化共生課の執務室を訪れ、アルメイダ会長よりスタッフに対し、激励のお言葉をいただきました。

 JICEとしては、今後も引き続き在日ブラジル大使館・領事館と連携し、日系人の安定就労に向けて本研修に取り組んでいきます。

(前方左から)バターリャ在京ブラジル連邦共和国大使館一等書記官、JICE山野理事長、アルメイダ国家移民審議会会長、ホメロ労働雇用省大臣特別補佐官

研修事業部多文化共生課 吉村純

 

 

 

O presidente do Conselho Nacional de Imigração do Brasil (CNIg), Paulo Sérgio de Almeida, a assessora especial do ministro do Trabalho e Emprego, Célia Romeiro de Sousa e o secretário de Assuntos Comunitários da Embaixada do Brasil em Tóquio, Paulo Batalha visitaram o JICE no dia 24 de junho.

Todos foram recebidos no JICE pela presidente, Sachiko Yamano, pelo diretor administrativo do Departamento de Treinamento Internacional, Minoru Nakamura e por outros funcionários envolvidos no projeto do Curso Preparatório para Recolocação Profissional aos Descendentes Japoneses. No encontro, trocaram opiniões sobre tarefas e medidas, entre outros assuntos, para que os descendentes de japoneses residentes no Japão consigam um emprego estável, reconhecendo tanto a importância e o significado da continuidade do curso quanto os resultados nos últimos quatro anos e a situação atual do projeto neste ano fiscal.

Depois da reunião, a equipe seguiu para a sala da Divisão de Integração Social do Departamento de Treinamento Internacional, onde o presidente do CNIg, Paulo Sérgio de Almeida, dirigiu palavras de encorajamento aos funcionários do JICE.

O JICE, em cooperação com a Embaixada e o Consulado-Geral do Brasil no Japão continuará, através do presente projeto, contribuindo para promover a estabilidade no emprego dos descendentes japoneses residentes no Japão.

Na frente, da esquerda para a direita: Paulo Batalha, secretário de Assuntos Comunitários da Embaixada do Brasil em Tóquio, Sachiko Yamano, presidente do JICE, Paulo Sérgio de Almeida, presidente do Conselho Nacional de Imigração do Brasil, Célia Romeiro de Sousa, assessora especial do Ministro do Trabalho e Emprego

Jun Yoshimura
Divisão de Integração Social
Departamento de Treinamento Internacional